Quarenta ladrões é um jogo de paciência para quem gosta de desafios e tem bastante tempo. Nele é necessário contar com a sorte na distribuição das cartas e ter habilidade para levar todas as cartas para as fundações.
Mover toda as cartas, em ordem crescente no naipe, para as oito fundações.
O jogo é difícil por dois motivos bem simples:
Como você não pode mover grupos de cartas, a sua missão de organizar as cartas nas pilhas não é a das mais fáceis. E como jogo tem dois baralhos, você precisa organizar 8 naipes para conseguir vencer.
Mas para organizar esses naipes você precisará mais do que apenas habilidade: é necessário ter sorte. Sorte para que as cartas das pilhas estejam dispostas de maneira favorável (cartas menores no topo e maiores embaixo) e sorte para que as cartas do estoque também estejam distribuídas favoravelmente (ases aparecendo logo no começo, por exemplo).
O nome do jogo Quarenta Ladrões vem da tradução literal do nome em inglês Forty Thieves. A referência ao "quarenta" deriva das 10 pilhas de 4 cartas cada, dando um total de 40 cartas no começo jogo. Esse jogo também é conhecido por outros nomes como Big Forty, Le Cadran, Napoleon at Saint Helena e Roosevelt at San Juan.
Existem muitas variações do Quarenta Ladrões. Várias delas foram criadas para facilitar o jogo. Entre essas variações podemos encontrar uma na qual todos os Ases já começam nas fundações. Em outra, as cartas das pilhas podem ser organizadas em ordem decrescente e com cores alternadas. Enquanto que numa outra, Quarenta Malandros, as cartas das pilhas podem ser movimentadas em grupos se estiverem ordenadas e forem do mesmo naipe.
Use as lacunas disponíveis para ordenar as cartas nas quatro fileiras.
Foi o jogo de paciência mais famoso antes do surgimento do Paciência (Klondike).
Um jogo com muitas chances de se ganhar e que requer mais habilidade do que sorte.
O Toca do Urso é um jogo de paciência diferente e que exige muito raciocínio para ser completado.