FreeCell é um jogo de estratégia que depende de raciocínio e planejamento por parte do jogador.
O objetivo é mover todas as cartas para as fundações em ordem crescente no naipe usando o menor número possível de movimentos.
Muitas pessoas entendem as regras do FreeCell, mas poucas entendem (ou conhecem) os PowerMoves (jogadas poderosas, em tradução literal). Ao aprender/entender essas jogadas, as suas chances de ganhar aumentarão bastante.
Os PowerMoves são basicamente um "atalho", que permite que você movimente uma pilha em ordem decrescente e com cores alternadas em um único movimento, com uma certa quantidade de cartas, sem precisar usar as células vazias e/ou os espaços vazios. Assim, toda vez que você mover um conjunto de cartas, você fará um PowerMove.
O número de cartas que pode-se movimentar num PowerMove é uma função da quantidade de células vazias e espaços vazios. Matematicamente, pode-se expressar essa função da seguinte forma: N = (1 + número de células vazias) * 2 ^ (número de espaços vazios).
Observe a tabela ao lado para compreender melhor:
Espaços Vazios | Células Vazias | Tamanho da Sequência de Cartas |
0 | 0 | 1 |
0 | 1 | 2 |
0 | 2 | 3 |
0 | 3 | 4 |
0 | 4 | 5 |
1 | 0 | 2 |
1 | 1 | 4 |
1 | 2 | 6 |
1 | 3 | 8 |
1 | 4 | 10 |
2 | 0 | 4 |
2 | 1 | 8 |
2 | 2 | 12 |
2 | 3 | 16 |
2 | 4 | 20 |
Um PowerMove pode ser sempre dividido em "jogadas individuais". Vamos supor que temos uma célula vazia e um espaço vazio. Assim, de acordo com a tabela acima, podemos mover uma pilha de 4 cartas. Se precisarmos mover a pilha 9, 8, 7 e 6 para cima de um 10, os seguintes movimentos devem ser realizados:
É importante ressaltar que um PowerMove usa apenas células vazias e espaços vazios, não utilizando cartas que estejam nas pilhas. Portanto, é possível mover sequências maiores ao utilizar uma carta para auxiliar na movimentação ou fazendo PowerMoves em sequência.
Se você entendeu o mecanismo dessa jogada, você terá mais facilidade para resolver os jogos mais difíceis de FreeCell, pois conseguirá planejar melhor os movimentos. Além disso, os PowerMoves mostram a importância de se ter "espaços vazios", já que eles permitem que um número maior de cartas sejam movidas por vez.
Um fato interessante do FreeCell é que apenas alguns jogos não apresentam solução, ou seja, são impossíveis. Assim, você só ficará travado num jogo se adotar uma estratégia ruim. Os números a seguir foram obtidos do site FreeCell solutions.
Os jogos a seguir são extremamente fáceis, então você não precisará pensar muito para resolvê-los: #25904, #5152, #11987, #13464, #9998, #62090, #1529, #38168, #41426 e #41993.
A seguir listaremos alguns jogos fáceis: #164, #892, #1012, #1081, #1150, #1529, #2508, #32016, #33624, #33710, #33949, #34898 e #37509.
Se você quer rachar a cuca, aqui vai uma lista de jogos que necessariamente usam todas as células vazias: #169, #178, #285, #454, #575, #598, #617, #657, #775, #32123, #32379, #32469, #32483, #32549 e #32687.
O FreeCell surgiu a partir de uma variação do jogo Baker's Game (não confundir com o jogo Baker's Dozen, Dúzia do Padeiro). No jogo Baker's Game as cartas devem ser organizadas em ordem decrescente e com mesmo naipe, enquanto que no FreeCell as cartas são organizadas em ordem decrescente e com cores alternadas.
O jogo ficou famoso quando foi incluído no Windows 95 e mantido nas versões posteriores do sistema operacional da Microsoft, sendo removido no Windows 8. No Windows XP, o jogo foi modificado para apresentar um total de 1 milhão de distribuições de cartas diferentes (jogos diferentes).
Use as lacunas disponíveis para ordenar as cartas nas quatro fileiras.
Jogo similar ao Freecell, porém mais desafiador.
Um jogo com muitas chances de se ganhar e que requer mais habilidade do que sorte.
Jogo que não depende de sorte e lembra muito o Oito Fora e o FreeCell.