Paciência

Características

  • Baralhos: 1;
  • Dificuldade: Fácil (vira uma carta) e Difícil (vira três cartas);
  • Tempo: Rápido (vira uma carta) e Demorado (vira três cartas);
  • Probabilidade de ganhar: 80% (vira uma carta) e 15% (vira três cartas);
  • Tipo: Habilidade/Sorte;

Objetivo

O objetivo é mover todas as 52 cartas para as fundações em ordem crescente no naipe.

O jogo

Fundações
  • Existem 4 fundações (parte superior direita), sendo que cada fundação aceita as cartas em ordem crescente e com o mesmo naipe;
  • Apenas a carta do topo pode ser movimentada.
Pilhas
  • São 7 ao todo (parte inferior). As cartas nas pilhas devem ser organizadas em sequência decrescente e com cores alternadas. Elas podem ser movimentadas em grupos;
  • Os espaços em branco são destinados para o Rei ou para grupos de cartas que apresentem o Rei como a maior carta.
Estoque
  • Está localizado no canto superior esquerdo;
  • Clique para que uma ou três cartas sejam viradas no descarte. Quando todas as cartas forem viradas, elas serão agrupadas para serem utilizadas novamente.
Descarte
  • No descarte, que está localizado ao lado do estoque, apenas a carta do topo é que pode ser utilizada, tanto nas fundações quanto nas pilhas.

Variações

Vira Uma Carta

Vira Três Cartas

Estratégias do Paciência

Movimente primeiro as cartas das pilhas

No começo de qualquer jogo do Paciência, organize o máximo que conseguir as cartas nas pilhas antes de distribuir novas do estoque. Com a movimentação de cartas isoladas e pilhas, novas cartas serão liberadas, permitindo assim novas movimentações. Quanto mais cartas forem liberadas, menores serão as suas chances de ficar travado.

Planeje cada movimentação

É muito comum os jogadores iniciantes fazerem a primeira jogada que verem, especialmente na variação "Vira Uma Carta". Caso você sinta esse impulso, pare e a analise bem. O ideal é fazer uma jogada que te possibilite uma nova jogada na sequência. Confira alguns exemplos de boas jogadas:

Abra uma carta oculta sempre que possível

Sempre que estiver em dúvida entre usar uma carta do descarte (no modo "Vira Uma Carta") ou fazer uma jogada que liberará uma carta oculta, escolha a última opção. Essa é a melhor escolha porque a carta do estoque poderá ser utilizada num outro momento, basta "rodar" todas as cartas do estoque pra chegar nela novamente.

Caso você fique na dúvida entre duas jogadas nas quais as duas liberam uma carta oculta, não existe mágica. Não tem como saber qual será a melhor jogada. Alguns jogadores preferem escolher para liberar a carta da menor coluna, enquanto outros preferem liberar a da maior. Essa escolha cabe a você. É válido lembrar que se você não ficar satisfeito com a sua jogada, você pode sempre usar o botão de "desfazer".

Pense bem antes de escolher um rei

Sempre que uma pilha fica vazia é um bom sinal. Isso significa que você poderá colocar um rei nessa posição e poderá organizar melhor as cartas. Portanto, escolher o melhor rei para essa jogada é fundamental.

Para fazer a melhor escolha é preciso analisar as cartas que estão já estão em jogo. Caso você esteja jogando a variação "Vira Três Cartas" e tenha, por exemplo, uma dama vermelha travando o seu jogo, pode ser interessante colocar um rei preto na posição vazia para tentar destravar.

Uma outra boa opção, nesse mesmo modo de jogo, é diversificar as cores dos reis livres, pois se você der preferência para os reis de apenas uma cor, com certeza terá problemas no futuro.

História do Paciência

O jogo Paciência (também conhecido, em inglês, como Klondike ou Solitaire) é um dos jogos de cartas mais famosos de todos, pois é um jogo para uma pessoa e apresenta regras bem simples. Acredita-se que o jogo tem origem germânica ou escandinava e sabe-se que ficou popular na França durante o século XIX. A popularidade nos dias de hoje está relacionada ao fato do jogo estar presente no Windows, o que possibilitou uma grande difusão do game.

O jogo Paciência utiliza um baralho e apresenta algumas variações. Entre elas estão os estilos “Vira Uma Carta” e o “Vira Três Cartas”. O primeiro deles é o mais fácil e, possivelmente, o mais divertido, já que exige apenas tempo e paciência para se ganhar. O outro é mais desafiador, pois é necessário jogar várias vezes para se ganhar um jogo.

Se você procura uma versão mais demorada e com as mesmas regras, confira o Paciência Triplo. Já se deseja uma variação interessante, tente o Jabuti.

Jogos Relacionados

Jabuti
Jabuti

Uma mistura do Paciência com o Paciência Spider.

Jogar Jabuti

Paciência Canadense
Paciência Canadense

Jogo simples no qual é necessário ter sorte para vencer.

Jogar Paciência Canadense

Paciência Triplo
Paciência Triplo

Variação com três baralhos do jogo tradicional de Paciência.

Jogar Paciência Triplo