Paciência Canfield
Características
- Baralhos: 1;
- Dificuldade: Fácil (vira uma carta) e Difícil (vira três cartas);
- Tempo: Médio;
- Probabilidade de ganhar: 90% (vira uma carta) e 20% (vira três cartas);
- Tipo: Habilidade;
Objetivo
O objetivo é mover todas as cartas, em ordem crescente no naipe, para as fundações.
O jogo
Fundações
- Existem 4 fundações (canto superior direito);
- Aceitam cartas em ordem crescente e com o mesmo naipe;
- A carta colocada automaticamente na primeira fundação determina por onde a sequência deve começar;
- Pode-se usar a carta do topo.
Pilhas
- O jogo apresenta 4 pilhas;
- As cartas devem ser organizadas em ordem decrescente e com cores alternadas, sendo que é possível colocar um Rei em cima de um Ás;
- Pode-se mover a carta do topo de uma pilha ou uma pilha inteira;
- Pilhas vazias são automaticamente preenchidas por uma carta da reserva;
- Se não houver mais cartas na reserva, as pilhas vazias podem ser ocupadas por qualquer carta ou conjunto de cartas.
Estoque
- Está localizado no canto superior esquerdo;
- Clique para que uma ou três cartas sejam viradas no descarte;
- Não há limites na utilização do estoque.
Descarte
- Fica à direita do estoque;
- É possível usar apenas a carta do topo.
Reserva
- Está localizado abaixo do estoque;
- Só é possível utilizar a carta do topo;
- Se aparecer uma pilha vazia, uma carta da reserva é distribuida automaticamnte para essa pilha.
Dicas
- Atente-se para o fato das fundações não começarem, necessariamente, por um Ás;
- Na variação "Vira Três Cartas" é muito comum ficar sem jogadas, pois algumas cartas ficam "travadas" no estoque. Então:
- Lembre-se que ao retirar uma carta do estoque, muda-se a disposição das cartas que estão na sequência;
- Se houver duas cartas livres de mesmo valor e cor no descarte e na reserva, possivelmente é melhor usar a carta do descarte;
- Se for preciso, desça uma carta de alguma das fundações para "destravar" as cartas do estoque.
Sobre o Jogo
Existe uma lenda de que esse jogo de paciência foi criado por Richard A. Canfield, dono de um cassino em Nova Iorque durante a década de 1890. Nesse cassino, os apostadores podiam comprar um baralho por $50 para jogar esse jogo. Os apostadores ganhavam $5 por cada carta envida para as fundações e $500 caso ganhassem. Como a versão original desse jogo é a variação "Vira Três Cartas", era muito difícil de se recuperar o investimento inicial de $50. Apesar de ser um jogo difícil de se ganhar, o jogo fez muito sucesso e foi responsável por tornar Canfield um homem rico.
Existem muitas variações desse jogo, sendo uma delas a variação "Vira Uma Carta". Essa variação deixa o jogo muito mais fácil e divertido, pois é bem difícil ficar sem jogadas.
Na Inglaterra, o Canfield é conhecido pelo nome Demon ("Demônio", em inglês). Provavelmente esse nome se deve ao fato do jogo na versão original ("Vira Três Cartas") ser muito difícil.
Jogos Relacionados