#
Pontos: 0 / Movimentos: 0
Haja Paciência!

Dúzia do Padeiro

Características

  • Baralhos: 1;
  • Dificuldade: Média;
  • Tempo: Médio;
  • Probabilidade de ganhar: 85%;
  • Tipo: Habilidade;

Objetivo

O objetivo é mover todas as cartas para as fundações em ordem crescente no naipe usando o menor número possível de movimentos.

O jogo

  • 4 fundações (direita): As fundações aceitam as cartas em ordem crescente e com o mesmo naipe. Pode-se movimentar a carta do topo;
  • 13 pilhas (7 na parte superior e 6 na inferior): As cartas nas pilhas devem ser organizadas em sequência decrescente independentemente do naipe. Pode-se mover apenas a carta do topo de cada pilha. Os espaços vazios não podem ser utilizados.

Dicas

História da Dúzia do Padeiro

Termo "Dúzia do Padeiro"

A expressão "dúzia do padeiro" vem do século XIII, quando o rei Henrique III da Inglaterra promulgou uma lei que regulava a produção de alimentos, mais especificamente, o pão e a cerveja.

Na época era comum as pessoas comprarem uma dúzia de pães. Como a lei previa severas punições para os padeiros que não fornecessem os pães na quantidade e na qualidade exigida pela lei, eles passaram fornecer um pão extra para cada dúzia, ou seja, 13 pães no lugar de uma dúzia. Isso tornou-se conhecido como "dúzia do padeiro" (baker's dozen, em inglês).

O Jogo

O jogo foi criado a partir da divisão do baralho em 13 partes (o baralho completo tem 52 cartas e, portanto, é divisível por 13) de 4 cartas cada. Assim, associou-se o número de pilhas à história da "dúzia do padeiro".

Após distribuir as cartas os Reis são reposicionados para o fundo de suas respectivas pilhas. Isso ocorre porque as pilhas são organizadas em ordem decrescente e os espaços vazios não podem ser utilizados, diferentemente do Paciência, que permite posicionar um Rei, e do Paciência Spider, que permite que qualquer carta seja posicionada num espaço vazio.